domingo, 27 de abril de 2008

Maroon 5


A história do Maroon 5 começou na época do colegial, em Los Angeles. Os integrantes eram amigos, tinham 17 anos, e resolveram montar uma banda, inicialmente chamada de Kara's Flowers.
Um ano após o seu primeiro show, em 1995, o grupo começou a ser muito procurado pela indústria fonográfica e, depois, assinou contrato com a Reprise Records. Com o nome Kara's Flowers, a banda lançou o seu aclamado disco de estréia, The Fourth World.
É aqui que as notícias boas acabam. Seguindo uma temporada decepcionante com seu primeiro CD, The Fourth World, Kara's Flowers terminou seu contrato com a gravadora em 1999. O plano A foi por água abaixo, deixando o quarteto pensando no futuro. "Nós pensavamos: 'Ok, o que vamos fazer agora?'", lembra Levine. "Então fomos pra faculdade pra descobrir." Deixando Dusick e Madden pra trás estudando em Los Angeles, Levine e Carmichael colocaram o plano B em ação nos dormitórios da faculdade de Nova York.
Nos corredores, tocavam música Gospel e as pessoas escutavam música que nunca tinhamos escutado antes, como Biggie Smalls, Missy Elliot e Jay-Z. "O disco da Aaliyah tinha sido lançado nessa época, e nós ficamos impressionados. Quando eu penso em compositores, penso nos Beatles, Bob Dylan, Simon & Garfunkel - as coisas que cresci ouvindo - mas então pensei: Eu quero fazer isso. Stevie Wonder entrou na minha vida nesse momento", Levine diz, " e achei um jeito de fazer."
"Eu comecei a cantar diferente", ele disse a VH1, "e Jesse começou a tocar teclado, foi isso que mudamos." Quando a dupla se reuniu com Madden e Dusick em Los Angeles, eles estavam revigorados por ter adicionado R&B a seu rock explosivo. Com um novo pensamento musical veio o novo nome - Maroon 5 - e um quinto membro: o guitarrista James Valentine. "James entrou bem quando estávamos decidindo o novo nome", diz Levine. "Nós claramente não éramos mais Kara's Flower, com o James e uma novo estilo de fazer música. E também, quando você dá nome pra uma banda quando tem 15 anos, quando você faz 23, você provavelmente não vai mais gostar do nome."
Fortificados com uma nova atitude, um novo som e um novo nome, Maroon 5 rapidamente atraiu a atenção das gravadoras. Octane Records, um novo selo independente de Nova York, contratou o grupo, e em 2001, Maroon 5 entrou em estúdio com o produtor Matt Wallace (The Replacements, Faith No More, Blues Traveler). "Eu queria fazer um álbum de hardcore, com funk e R&B", Levine lembra. E"u tenho que dar crédito ao pessoal da Octane porque eles realmente queriam que a gente fizesse isso. Matt Wallace também achou que tinhamos química como uma banda de rock & roll e seria uma pena perder esse elemento. Nós voltamos e gravamos a bateria ao vivo, com loops, e acabamos fazendo um álbum de rock, o que eu acho que dá um destaque maior."
No ano seguinte, foi lançado Songs About Jane, com mais de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O álbum possui rock'n'roll com influências de soul e funk além disso tudo, o expressivo vocal de Levine canta história atrás de história sobre uma ex-namorada.
"Queríamos músicas com significado. Antes, achávamos que era bobeira ser sincero e emocionar. Depois vi que sabia articular minhas idéias e fazer as pessoas se relacionarem com elas. Essa é a grande mudança entre o Kara's Flowers e o Maroon 5"Adam Levine.
O Maroon 5 já ganhou 26 Discos de Platina por vendas superiores a 10 milhões de cópias em todo mundo com o album Songs About Jane.
O seu novo álbum, It Won't Be Soon Before Long, foi lançado no dia 22 de Maio de 2007 nos Estados Unidos. Segundo a própria banda, o novo álbum tem influências de ícones dos anos 80 como Prince, Michael Jackson e Talking Heads. Nos próximos shows, que acontecem em Los Angeles e New York, o Maroon 5 já vai apresentar algumas das novas canções. O primeiro single desse novo álbum foi "Makes Me Wonder" que ficou 3 semanas no topo da parada da Billboard, o Hot 100. O segundo single foi o "Wake Up Call", em que uma da banda entra como figurante no videoclipe. O terceiro single foi "Won't Go Home Without You".

Fonte :Wikipédia