quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Consolidação das Leis do Trabalho - CLT

O que é: A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Na CLT estão as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho e as normas de direito material e processual relacionadas ao direito trabalhista. Originalmente a CLT tem 922 artigos, mas muitos estão em desuso ou foram revogados. Apesar disso, a CLT continua sendo o principal instrumento para regulamentar as relações de trabalho e proteger os trabalhadores.


Depois de tantas revogações e alterações, será que ainda favorece o trabalhador brasileiro?
De fato, pela data em que foi criada, concordo em ter alterações, mas será q estas foram para o bem estar do trabalhador?
Bom, tirando o fato da inclusão da segurança e saúde do trabalhador,ptoibição do trabalho escravo, q ainda existe no Brasil, insalubridade, que ainda não concordo, o trabalhador se sujeita ao risco de perder sua saúde plena pelo simbolico valor sobre o salario mínimo q pode ser de 20,30 ou 40%, esse valor vale sua saúde?????????????? e a periculosidade, cujo o risco é constante, novamente pergunto: será que 20,30 ou 40% sobre seu salário vale a pena? enfim, alguem tem q fazer esses trabalhos e se a "lei" acha justo esses valores , valores q significam o valor da vida de cada trabalhador.
Minha opninião: A CLT, foi uma conquista nossa, ajustes são necessários, afinal não estamos em 1943 e sim no século XXI, mas mudanças que prejudiquem quem faz esse país crescer e dar lucros, isso eu jamais vou concordar.

Descrição da CLT nas postagens abaixo