quarta-feira, 9 de abril de 2008

Brasil


Quero parar um pouco de falar sobre mim e falar um pouco do nosso País, das injustiças sociais, dos colégios eleitorais, da politicagem, enfim, apesar de seguir piamente o ditado: Não se discute, carnaval, futebol e política, mas não estou discutindo e nem abrindo brecha pra nenhum debate, quero só expor minhas ideias, erradas ou não, mas oq penso e oq sinto sobre nosso País.

Bom, vamos começar pela educação.Apesar de ter estudado SEMPRE em colégios públicos, do jardim às faculdades.Infelizmente hj, acham que pessoas como eu, negras, não são capazes de conseguir entrar numa boa faculdade e pior, não acreditam em seu próprio sistema de ensino.Como um aluno de escola pública vai entrar numa boa faculdade?? dizem eles.Bom eu entrei...Acho que o sistema de cotas é um grande colégio eleitoral,.... pq um aluno de escola pública não pode ser inteligente tão qto ou até mais q um de escola particular??cabe aos pais cobrarem as instituições publicas o seu valor, mas infelizmente o comodismo toma conta de um País jovem e c um futuro pela frente. Todos só querem saber de ajuda financeira sem sequer correr atras...Nossos governantes estão dando o peixe ao invès de ensinar a pescar.

No fim, acho que todos perdem, as Universidades públicas, que teem q se adaptar ao baixo nível dos candidatos das cotas, já q um cara c mto menos pontos passa um c mais pontos, só por causa da etnia.Essas Universidades, acabam baixando seu nível, ta aí os provões q não me deixam enganar.Perdem os colégios públicos, cujo o desenteresse pelos seus profissionais é tão grande, que eles não tem estimulo nenhum p ensinar, perdem os alunos, q além de não ter estrutura física, não tem estrutura cultural pra cursar uma faculdade de alto nível e perdem até os alunos q tem sorte em ter um ensimo particular, pq acabam perdendo suas vagas pra alunos q não tem o menor potencial...

Concluindo, sou contra ao sistema de cotas e sou muito a favor de melhorar os ensinos fundamental e médio da escola pública, afinal, grandes mudanças começam dos níveis inferiores, não adianta facilitar, o certo é dar subsídio pra cada aluno chegar na sua meta!

Elisângela, formada em Eng civil com ênfase em estrutura e fundações pela UERJ (1998/2)e Eng de segurança do Trabalho, formada pela UFF (2002). Vinda desde o CA, na minha época, de colégios públicos, como Visconde de Cairu, então acho q tenho propriedade pra falar no assunto, sendo negra e de origem humilde!